Quais Formas De Arte Podem Ser Produzidas Por Artistas Visuais
ARTES VISUAIS
Every bit artes visuais, além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance).
Cada uma dessas visualidades é utilizada de modo particular e em várias possibilidades de combinações entre imagens, por intermédio das quais os alunos podem expressar-se due east comunicarse entre si de diferentes maneiras.
O mundo atual caracteriza-se por uma utilização da visualidade em quantidades inigualáveis na história, criando um universo de exposição múltipla para os seres humanos, o que gera a necessidade de uma educação para saber perceber due east distinguir sentimentos, sensações, idéias e qualidades. Por isso o estudo das visualidades pode ser integrado nos projetos educacionais. Tal aprendizagem pode favorecer compreensões mais amplas para que o aluno desenvolva sua
sensibilidade, afetividade e seus conceitos e se posicione criticamente.
A educação em artes visuais requer trabalho continuamente informado sobre os conteúdos e
experiências relacionados aos materiais, às técnicas eastward às formas visuais de diversos momentos da
história, inclusive contemporâneos. Para tanto, a escola deve colaborar para que os alunos passem
por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação,
sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal due east grupal.
A educação visual deve considerar a complexidade de uma proposta educacional que leve
em conta as possibilidades east os modos de os alunos transformarem seus conhecimentos em arte,
ou seja, o modo como aprendem, criam e se desenvolvem na área.
Criar e perceber formas visuais implica trabalhar freqüentemente com equally relações entre os
elementos que as compõem, tais como ponto, linha, plano, cor, luz, movimento e ritmo. As
articulações desses elementos nas imagens dá origem à configuração de códigos que se transformam
ao longo dos tempos. Tais normas de formação das imagens podem ser assimiladas pelos alunos
como conhecimento e aplicação prática recriadora e atualizada em seus trabalhos, conforme seus
projetos demandem east sua sensibilidade e condições de concretizá-los permitam. O aluno também
cria suas poéticas onde gera códigos pessoais.
Além disso, é preciso considerar as técnicas, procedimentos, informações históricas,
produtores, relações culturais e sociais envolvidas na experiência que darão suporte às suas
representações (conceitos ou teorias) sobre arte. Tais representações transformam-se ao longo do
desenvolvimento à medida que avança o processo de aprendizagem.
Os blocos de conteúdos de Artes Visuais para o primeiro e o segundo ciclos são:
-
EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOS ALUNOS EM ARTES VISUAIS
- As artes visuais no fazer dos alunos: desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas.
- Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional).
- Observação e análise das formas que produz e exercise processo pessoal nas suas correlações com every bit produções dos colegas.
- Consideração practice elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
- Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual representando, expressando east comunicando por imagens: desenho, pintura, gravura, modelagem, escultura, colagem, construção, fotografia, cinema, vídeo, televisão, informática, eletrografia.
- Contato east reconhecimento das propriedades expressivas e construtivas dos materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas na produção de formas visuais.
- Experimentação, utilização e pesquisa de materiais e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argila, goivas) e outros meios (máquinas fotográficas, vídeos, aparelhos de computação e de reprografia).
- Seleção e tomada de decisões com relação a materiais, técnicas, instrumentos na construção das formas visuais.
-
Every bit ARTES VISUAIS COMO OBJETO DE APRECIAÇÃO SIGNIFICATIVA
- Convivência com produções visuais (originais due east reproduzidas) eastward suas concepções estéticas nas diferentes culturas (regional, nacional e internacional).
- Identificação dos significados expressivos e comunicativos das formas visuais.
- Contato sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas.
- Reconhecimento eastward experimentação de leitura dos elementos básicos da linguagem visual, em suas articulações nas imagens apresentadas pelas diferentes culturas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
- Contato sensível, reconhecimento, observação east experimentação de leitura das formas visuais em diversos meios de comunicação da imagem: fotografia, cartaz, televisão, vídeo, histórias em quadrinhos, telas de computador, publicações, publicidade, desenho industrial, desenho animado.
- Identificação eastward reconhecimento de algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais.
- Fala, escrita e outros registros (gráfico, audiográfico, pictórico, sonoro, dramático, videográfico) sobre equally questões trabalhadas na apreciação de imagens.
-
Equally ARTES VISUAIS COMO PRODUTO CULTURAL Due east HISTÓRICO
- Observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional due east internacional) e em diferentes tempos da história.
- Reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade eastward na vida dos indiví- duos.
- Identificação de produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas due east culturas: aspectos das vidas e alguns produtos artísticos.
- Pesquisa e freqüência junto das fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento eastward reflexão sobre a arte presente no entorno.
- Contato freqüente, leitura e discussão de textos simples, imagens e informações orais sobre artistas, suas biografias e suas produções.
- Reconhecimento due east valorização social da organização de sistemas para documentação, preservação e divulgação de bens culturais.
- Freqüência e utilização das fontes de informação e comunicação artística presentes nas culturas (museus, mostras, exposições, galerias, ateliês, oficinas).
- Elaboração de registros pessoais para sistematização e assimilação das experiências com formas visuais, informantes, narradores e fontes de informação.
Source: http://penta3.ufrgs.br/CAEF/PCNArte/artesvisuais.html
Enregistrer un commentaire for "Quais Formas De Arte Podem Ser Produzidas Por Artistas Visuais"